Xadrez!!!

Dica Masculina
Por RICARDO COIMBRA

O tecido xadrez, de acordo com registros históricos, vem da Escócia século XIX, conhecido como xadrez tartã, aquele usado em saiotes que vemos na tv, na internet e em alguns filmes. Os clãs passaram a empregar a estampa xadrez para diferenciar as suas famílias. Cada uma criou o seu tartã para diferentes ocasiões – para celebrações, caçar, trabalhar e até mesmo para namorar. 
Inicialmente era uma estampa usada somente pelos homens, posteriormente também virou estampa "must have" no guarda-roupa feminino. 


O xadrez vichy, que leva o nome da cidade francesa de onde veio, é aquele familiarmente conhecido como toalha de piquenique com sua padronagem em quadrados miudos, os tons costumam ser vermelho, branco e preto. Ficou super famoso após ser usado por Brigitte Bardot na década de 50. 
Na década de 70, com o aparecimento dos punks, o xadrez foi frequentemente usado como detalhes e tinha a finalidade de ironizar e romper com os ícones culturais, estabelecendo alterações sociais e comportamentais. Nos anos 80, vários estilistas reconhecidos lançaram calças nessa padronagem, entre eles a inglesa Vivienne Eastwood.


A grife inglesa Burberry, é super reconhecida pela sua estampa xadrez, que é inspirada no tartã, mas com suas cores características: bege, vermelho, preto e branco . Além de estampar seus produtos originais, como bolsas e outros acessórios variados, aparece também em revestimento de casacos.

A atual coleção da marca Louis Vuitton, não podia ficar fora desse jogo, super apostou no xadrez com quadrados milimetricamente calculados bem próximo a um tabuleiro do jogo de xadrez!!!


Fico por aqui e espero que tenham gostado!!!
#Kisseskisses #Byebye
Ricardo Coimbra 

0 comentários: